Esses dias, enquanto ouvia uma música interpretada por Lulu Santos com o título "Se você pensa", de autoria de Roberto Carlos, um trecho em particular - "daqui pra frente tudo vai ser diferente" - me fez refletir. Para que tudo seja realmente diferente, precisamos começar a mudança por nós mesmos. Quando nos damos conta, já enfrentamos diversas situações desafiadoras. Uma delas é a constante submissão de sempre dizer "sim" para tudo, com medo de magoar ou contrariar o outro. Por isso, somos levados a viver na dependência de querer agradar a qualquer custo, desagradando a nós mesmos, deixando de lado nossas preferências, gostos e até mesmo opiniões. A plena liberdade de expressar que algo não está bem consigo e a autonomia soberana de discordar são essenciais. Neste caso, a discordância é saudável numa discussão, representando o exercício pleno da liberdade de expor e impor.
Tudo deve ser diferente quando ninguém mais entra em nossa vida ou em uma situação sem o nosso consentimento. Ninguém invade nosso espaço sem pedir licença. É o momento de retomar as rédeas do controle que percebemos ter deixado frouxo.
Costumo dizer que, às vezes, precisamos ser firmes sem perder a ternura, ser decididos sem perder a classe e incisivos sem perder a elegância. A vida e os limites sobre tudo são definidos por você. Não delegue a ninguém a responsabilidade de cuidar de si, de analisar seus erros e acertos ao fim do dia, e a partir disso, reconfigurar as ações para o próximo dia. E está tudo bem se não deu certo.
É claro que amigos sinceros podem aconselhar sobre qualquer situação, e você pode canalizar e tirar proveito do que foi dito. Contudo, a decisão, após uma análise perspicaz e considerando o resultado futuro daquele conselho, cabe a você seguir ou não. No final das contas, será você quem terá que arcar com as consequências.
Tudo será diferente quando você for livre, tendo autonomia para acertar e errar. É importante divergir em situações, zelando por nossa autonomia, sem impor nossa opinião como soberana e sem aceitar passivamente tudo que nos dizem.
Ter autonomia é garantir que cada dia seja diferente, pois quem nasceu livre não está preso a nada.
*Créditos ao trecho da música de Roberto Carlos.