noticias925 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade Caeté!

Nossa Voz

A VIDA VEM ME DESAFIANDO. AGORA RESOLVI DOBRAR A APOSTA

Vez por outra chega o momento que devemos dá uma sacudidela na vida

Publicada em 25/05/23 às 16:07h - 97 visualizações

Antonio Marcos de Souza


Compartilhe
Compartilhar a noticia A VIDA VEM ME DESAFIANDO. AGORA RESOLVI DOBRAR A APOSTA  Compartilhar a noticia A VIDA VEM ME DESAFIANDO. AGORA RESOLVI DOBRAR A APOSTA  Compartilhar a noticia A VIDA VEM ME DESAFIANDO. AGORA RESOLVI DOBRAR A APOSTA

Link da Notícia:

A VIDA VEM ME DESAFIANDO. AGORA RESOLVI DOBRAR A APOSTA
Sala de AEE  (Foto: Acervo pessoal)

Começo esse texto com uma frase que faz todo o sentido para o momento que vivo. " Quando a Vida te desafiar, dobre a aposta."

Falo aqui da vida profissional, do qual hoje, 25 de maio de 2023, completos vinte e cinco anos de trabalho numa das profissões mais dignas e bonitas, digo mais, o pilar de todas as outras, a profissão de ser professor, ensinar, apontar caminhos, direcionar a aquisição do conhecimento e se apropriar dele, fazer uso dele para a vida. Mas de tantas falácias que escuto e você também, sabe que é uma profissão muito sofrida, na prática, e na sua realidade nua e crua. Espetacular, transformadora, maravilhosa... em palavras tudo é lindo, mas durante todo o percurso, no chão onde tudo acontece, é trabalho, suor e lágrimas. No meu caso, nesses 25 anos, foi dobrado. Muito mais trabalho, um derramamento de suor e lágrimas torrenciais. 

Vivi de tudo nessa área, correndo risco de morte em estradas perigosas para ir trabalhar na fazenda, feliz da vida no primeiro dia. O perigo nem era notado, a questão toda para mim era chegar e dar minha aula. Diretor de Escola entre os anos de 2002 até 2008. Quando o telefone toca com a seguinte frase: "Desça, a secretária quer falar com você e sua vice!" Vichi! Minha vice, a saudosa Dona Maura e eu, descemos no "rabo do foguete." Chegando lá na SEMED, sempre aquela conversa bonita, elogiosa de um bom trabalho, mas que não ficaríamos mais e que agradeceram pelo nosso trabalho. Maura e eu saímos e ficamos nos abraçando no sinal, na esquina, quando ela me disse que foi mandada para sala de aula. Com lágrimas nos olhos, não segurei o choro e disse que, ela não iria e que desse entrada na aposentadoria e assim ela foi. Dona Maura faleceu anos depois, mas tive o privilégio de trabalhar com ela, uma pessoa atenciosa, gentil e carinhosa. 

Já eu, fui para um das maiores unidades de ensino da rede, tanto em estrutura quanto em quantidade de alunos. Nunca fui de conversa de bastidor, dava minha aula, dentro dos limites da minha sala e estava tudo certo.

De lá, fui para Escola Municipal Rui Palmeira. Por causa do meu perfil, me deram por quatro anos, que estive por lá, turmas de 5º ano. Conquistamos a TRI liderança consecutiva do IDEB no município, ganhando reconhecimento e premio, que até foi dividido para ajudar a  escola com baixo desempenho, para também alcançar seu objetivo. Não digo que essa conquista foi apenas minha, foi de uma equipe alinhada, dedicada na gestão de Sônia Falcão.

Então, por convite, volto a gestão de escola, como vice da Escola Iramilton Leite. Uma das mais temidas escolas do município, muito estereotipada, apelidada com o que mais tinha de ruim. Antes de sair de casa, após um telefonema, pedi a Deus que se não fosse da vontade dele e que não fosse para meu bem, que não eu não desse mais um passo em direção a porta. Enfim, atravessei a porta e fui, pedindo para ser vice gestor em meu coração. E assim se deu. Fui ser vice gestor com uma das pessoas que pude conhecer, Michelly Moura. Um ser humano que foge de todo conceito de ser humano que conheço. 

Trabalhos duros naquela escola, para limpar o nome já arraigada por anos. Fizemos um trabalho de conquista dos alunos que nos testavam a todo momento para ver se a gente fraquejava, mas a "dupla de doidos" como éramos conhecidos, fazia toda aquela engrenagem maluca acontecer. Vivemos anos maravilhosos lá, também muitos desafios, muitas tristezas e lágrimas, muito medo e um forte desejo toda vez que a coisa apertava, para ir e entregar. Há muita coisa para dizer da Escola Iramilton, mas deixo para o tempo contar. Então acabou lá, com o dever cumprido e com ampla realização. Mas essa área de gerir, já fechou o ciclo, é algo que deixo para o passado e que não quero nunca mais que se repita. 

Dentre muitos altos e baixos, a vida me desafiou e dobrei mais uma vez a aposta, saindo da Escola José Marcos, fui para outra Unidade para assumir a sala de recursos como professor de AEE, uma situação nova, desafiadora, que aos poucos estou conhecendo. Volto a repetir, encerrando partes dessa história, com um conselho que repito sempre: Quando a vida te desafiar, dobre a aposta."


Por: Antonio Marcos de Souza, 25 de maio de 2023 às 16h31min. 


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Marcos Souza

04/06/2023 - 07:22:32

Obrigado Juliana. Muito bom trabalhar com você. É de uma dedicação, zelo em tudo que faz. A gente fica sem se preocupar porque você faria bem suas atribuições. Formamos uma família e família fica sempre junto e estamos agora.


Juliana Monteiro da Silva

03/06/2023 - 19:45:35

Não tenho palavras para descrever essa pessoa maravilhosa que é você Marcos, você marcou minha vida.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82) 98205-6146

Visitas: 71059
Usuários Online: 39
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade Caeté - NA BATIDA DO SEU CORAÇÃO! 2024
Converse conosco pelo Whatsapp!