noticias519 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade Caeté!

Nossa Voz

NÃO PERMITA QUE A CRÍTICA OBSCUREÇA OS ELOGIOS.

Elogios existem, mas não tenha isso como meta.

Publicada em 06/09/22 às 15:02h - 280 visualizações

Antonio Marcos de Souza


Compartilhe
Compartilhar a noticia NÃO PERMITA QUE A CRÍTICA OBSCUREÇA OS ELOGIOS.  Compartilhar a noticia NÃO PERMITA QUE A CRÍTICA OBSCUREÇA OS ELOGIOS.  Compartilhar a noticia NÃO PERMITA QUE A CRÍTICA OBSCUREÇA OS ELOGIOS.

Link da Notícia:

NÃO PERMITA QUE A CRÍTICA OBSCUREÇA OS ELOGIOS.
 (Foto: Alexgroup)

Assistindo um vídeo numa plataforma de rede social, a jornalista Gabriela Prioli da CNN Brasil disse:


"Não adianta negar, a gente se importa com a opinião dos outros. É como se existisse um botão pré-acionado na nossa cabeça, que faz com que nós queiramos ser admirados. O Mark Leary, Professor da Duke University conduziu uma pesquisa que, mesmo pessoas que dizem não se importar com opinião alheia, tendem a alterar o comportamento, quando confrontados com uma avaliação ruim. Mas outra verdade seja dita, nós tendemos a superestimar o negativo, a gente tem tanto medo da desaprovação que uma crítica consegue anular, o impacto de cem elogios. Constatada a realidade como ela é, o nosso trabalho é criarmos a partir dessa consciência, uma atuação mais independente. Não existe caminho que garanta a unanimidade e a minha pergunta é: A próxima vez que uma crítica vier, você vai enfrentar a desaprovação, por estar vivendo a vida que escolheu para si ou a vida que escolheram para você?


Em todo momento, você se desdobra para fazer o seu melhor, sem jamais ter a pretensão, a motivação para ser visto, notado e por fim elogiado. No entanto, há pessoas que passam a vida inteira na busca de notoriedade, títulos e holofotes. Já outras, preferem ficar atrás das cortinas nos bastidores da coxia, desse imenso teatro da vida. 


Para os atores e atrizes do que é a realidade, não existe roteiro, não precisam atuar nem fantasiar, a vida é o palco e não permite ensaios e muito menos um remake. Num mundo acelerado, mergulhado em tantas informações e tendências que influenciam a vida de milhões, esses poucos preferem se distanciar e se recusam ser  #todomundo. É claro, elogios sinceros, honestos e francos tendem a fortalecer e edificar a confiança que temos ou deveríamos ter em nós mesmos.  


O fato é, elogios de amigos e pessoas que nos amam, é curativo e balsâmico. Mas, vale lembrar que isso é uma via de mão dupla, todos nós precisamos de elogios e elogiar também. O diferencial, o marco da questão é ser honesto consigo mesmo e não fazer isso como meta a ser alcançada para afagar o ego. É bom lembrar que tudo em demasia é prejudicial e vale para tudo!


Quando nos deparamos com críticas, até de maneira inesperada por algo que estamos fazendo, quando a expressão, tonalidade da voz dela não edifica e muito menos reconhece o esforço e a força empenhada, tende a derrubar como uma pedra no meio do caminho. O tombo é tão grande que ficamos desnorteados, perdemos até noção de onde estamos. Daí você pensa: "De noventa e nove por cento que fiz, quando encurralado por um por cento que não consegui... que matemática é essa que, um por cento vale mais que noventa e nove?" Infelizmente, muitos fixam os olhos naquilo que você não fez e é nesse momento, que nasce a falsa justificativa da famosa "crítica construtiva". A certeza que temos é que as críticas nos tornam mais perceptivos sobre as coisas e pessoas ao nosso entorno, ficamos mais atentos. Habilidades como essas, só conseguimos com o treinamento através do tempo, com amadurecimento. Nunca espere um elogio sequer por cem e jamais se desespere pela falta de um por cento. Alegre-se por todas as realizações silenciosas, conquistas não vistas e vitórias suadas sem o termômetro de números.


Gosto muito de um texto de Ana Jácomo que tem por título "PERSEVERANÇA", diz o texto: 


Jogo a minha rede no mar da vida e às vezes, quando a recolho, descubro que ela retorna vazia. Não há como não me entristecer e não há como desistir. Deixo a lágrima correr, vinda das ondas que me renovam, por dentro, em silêncio: dor que não verte, envenena. O coração marejado, arrumo, como posso, os meus sentimentos. Passo a limpo os meus sonhos. Ajeito, da melhor forma que sei, a força que me move. Guardo a minha rede e deixo o dia dormir.


Com toda a tristeza pelas redes que voltam vazias, sou corajosa o bastante para não me acostumar com essa ideia. Se gente não fosse feita para ser feliz, Deus não teria caprichado tanto nos detalhes. Perseverança não é somente acreditar na própria rede. Perseverança é não deixar de crer na capacidade de renovação das águas.


Hoje, o dia pode não ter sido bom, mas amanhã será outro mar. E eu estarei lá na beira da praia de novo.


Continue sua realidade, planejando e realizando sonhos todos os dias, lutando, sofrendo, se levantando após o tombo e "matando um leão por dia" que ninguém vê. No espetáculo da vida, só você sabe o que é viver com um chicote na mão tentando como domador, adestrar todos os dias leões enjaulados que sobem no seu trampolim. E no estalar de cada chicotada, sem plateia para aplaudir ou vaiar, você vai seguindo com seu espetáculo tantas vezes solo, dominando suas feras e seus monstros diários.


A vida é cheia de inseguranças, medos e aflições que parecem não ter fim. Mas podemos dizer que, também a vida é cheia de alegrias, realizações e vitórias silenciosas só suas, gritos de alegrias inaudíveis para ouvidos não sensíveis, mas são suas vitórias diárias. Merece elogio? Merece o seu! Você acreditar que fez e fará sempre o melhor, viverá sempre pelo melhor e levará sua vida sempre no melhor. A pergunta é: A próxima vez que uma crítica vier, você vai enfrentar a desaprovação, por estar vivendo a vida que escolheu para si ou a vida que escolheram para você?

Por: Antonio Marcos
06/09/2022, às 16h. Atualizado em 10/09/2022 às 15h



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82) 98205-6146

Visitas: 61037
Usuários Online: 26
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade Caeté - NA BATIDA DO SEU CORAÇÃO! 2024
Converse conosco pelo Whatsapp!